Forças iraquianas reconquistam a cidade antiga de Nimrod

Bagdá, 13 Nov 2016 (AFP) - As forças iraquianas reconquistaram a cidade antiga de Nimrod, um sítio arqueológico situado a 30 km ao sul de Mossul (norte), que o grupo Estado Islâmico destruiu em parte desde sua implantação no Iraque, anunciou o exército neste domingo.

"Unidades da 9ª divisão blindada libertaram completamente Nimrod e içaram a bandeira iraquiana nos prédios", segundo o comando das operações em um comunicado que cita um alto comando militar.

A fonte não menciona de forma específica o sítio arqueológico, situado a quase um quilômetro do povoado homônimo.

Esta reconquista faz parte da ampla ofensiva militar lançada em 17 de outubro por Bagdá para retomar Mossul, a segunda cidade do Iraque e último reduto do EI no país.

Localizada a 30 km de Mossul, às margens do rio Tigre, Nimrod é uma joia do império assírio fundada no século XIII antes de Cristo.

Na primavera de 2015, vídeos e imagens por satélite mostraram como os jihadistas destruíram o sítio com tratores, picaretas e explosivos. Destruíram então o templo de Nabu, de 2.800 anos de idade, dedicado ao deu mesopotâmio da sabedoria e escritura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos