O urso polar 'mais triste do mundo' deixa shopping onde vivia

Xangai, 14 Nov 2016 (AFP) - O urso polar chamado pelos defensores dos animais de "o mais triste do mundo" deixou o shopping chinês onde vivia confinado, anunciou um porta-voz do estabelecimento.

O urso, chamado Pizza, era um dos 500 animais que vivem em um shopping center na cidade de Guangzhou, no sul da China.

A organização Humane Society International (HSI) lançou há meses uma campanha para denunciar as péssimas condições de vida de Pizza.

Um vídeo divulgado pela ONG mostrava Pizza andando em uma espécie de aquário de 40 metros quadrados e balançando a cabeça enquanto os visitantes tiravam fotos do outro lado do vidro.

De acordo com a HSI, o comportamento do animal indica que ele se sente "frustrado", porque seu ambiente é "totalmente inadequado", uma situação que está levando a um "declínio mental" progressivo.

Segundo a imprensa local, o urso retornará às instalações onde foi criado em cativeiro, no porto de Tianjin (norte).

Contudo, o centro comercial assegurou que a transferência do urso é temporária, à espera de que o aquário seja renovado.

"Imploramos ao centro comercial que transforme essa transferência em algo permanente para Pizza e que não o condene ao retorno", declarou Peter Li, especialista da HSI.

"O urso polar teve uma vida de privação e sofrimento" no aquário, lembrou Li. "Ao menos sentirá o sol em seu pelo, respirará ar fresco e verá o céu junto com sua mãe e seu pai".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos