Mais de três toneladas de coca são apreendidas na Colômbia

Bogotá, 15 Nov 2016 (AFP) - As autoridades da Colômbia, principal produtor mundial de cocaína, apreenderam 3,6 toneladas da droga em três operações - informou o Ministério Público nesta terça-feira (15).

Na primeira operação, foi apreendida 1,5 tonelada de cocaína em uma propriedade rural do município de Tumaco, departamento de Nariño, na fronteira com Equador, disse o MP em um comunicado.

A mercadoria pertencia à organização criminosa La Empresa, dirigida por "El Viejo", ou "Matamba", que mora na propriedade onde foi feita a apreensão. Também foram encontrados rádios de comunicação, um fuzil, nove granadas e um morteiro.

No mesmo município, em uma operação realizada com o apoio da Marinha, apreendeu-se meia tonelada de cocaína em uma lancha com destino à América Central.

"A droga pertence a uma rede de traficantes que envia a droga de Tumaco para os Estados Unidos através de Guatemala, Costa Rica e El Salvador. Na operação, três pessoas foram capturadas - dois cidadãos equatorianos e um colombiano", acrescentou o MP.

Por último, no município de Acandí, departamento de Chocó, limítrofe com o Panamá, a Polícia Judicial Especializada e a Marinha interceptaram uma embarcação com 1,6 tonelada da droga.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, matéria-prima da cocaína, e também o maior produtor dessa droga, com 646 toneladas em 2015, segundo a ONU. Este ano, mais de 300 toneladas de cocaína foram apreendidas, um número recorde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos