Regime sírio faz primeiros bombardeios contra leste de Aleppo em um mês (OSDH)

Beirute, 15 Nov 2016 (AFP) - O Exército do Ar sírio bombardeou nesta terça-feira, pela primeira vez em um mês, áreas residenciais no leste de Aleppo, controlado pelos rebeldes, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"As forças do regime bombardearam e lançaram barris de explosivos em bairros residenciais do leste de Aleppo pela primeira vez desde 18 de outubro", informou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Um fotógrafo da AFP indicou que os bairros de Sakhur e Masakan Hanano foram atingidos pelos ataques, que aconteceram no momento em que caças-bombardeiros que decolaram do porta-aviões russo Almirante Kuznetsov no Mediterrâneo bombardearam pela primeira vez posições de grupos jihadistas na Síria, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Os bombardeios ao leste de Aleppo encerram um período de relativa calma para mais de 250 mil pessoas que vivem naquela área controlada por rebeldes.

Aleppo, antiga capital econômica da Síria, é uma cidade-chave tanto para o regime de Bashar al-Assad quanto para seus opositores, que se enfrentam desde 2011, em uma guerra que já deixou mais de 300 mil mortos.

Em setembro passado, o governo lançou uma operação para reconquistar a cidade. A ofensiva, apoiada pela aviação russa, deixou centenas de mortos no leste e destruiu a infraestrutura, incluindo hospitais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos