BBC realiza maior ampliação de seu serviço mundial desde os anos 1940

Londres, 16 Nov 2016 (AFP) - A BBC britânica anunciou nesta quarta-feira a maior expansão do seu serviço global desde os anos 1940, com emissões voltadas para a Coreia do Norte e em outras dez novas línguas, com o objetivo de atingir um público de 500 milhões até 2022.

O empresa britânica criará programas de rádio em coreano e conteúdo digital para o país recluso, cujos habitantes têm de recorrer a artimanhas para acessar emissoras estrangeiras como a americana Voz da América ou Radio Free Asia.

O anúncio da BBC se insere num contexto de expansão internacional de outras emissoras públicas, como Al-Jazeera do Catar, CCTV da China e RT russa.

Fran Unsworth, diretor do serviço mundial (World Service) da BBC, disse: "Durante as guerras, revoluções e mudanças globais, as pessoas ao redor do mundo têm recorrido a serviços globais para ter acesso a notícias independentes, confiáveis e imparciais".

Além disso, a BBC vai oferecer programas de rádio em 10 novos idiomas além do coreano: Oromo (falado na Etiópia e partes da Somália, Egito e Quênia), amárico (a outra língua principal da Etiópia), gujarati (Índia), igbo ( Nigéria), marata (Índia), pidgin (Nigéria), punjabi (Índia), telugu (Índia), tigrinya (Eritreia, Etiópia) e iorubá (Nigéria, Benin, Togo).

"É um dia histórico para a BBC, porque anunciamos a maior expansão do serviço mundial desde os anos 1940", disse o diretor-geral da BBC, Tony Hall.

Essa expansão fará com que o serviço global esteja disponível em todo o mundo em 40 idiomas, incluindo inglês.

Este setor da BBC nasceu em 1932 para transmitir notícias em inglês para todos os cantos do Império Britânico e cresceu enormemente durante a Segunda Guerra Mundial e a subsequente Guerra Fria, como parte da batalha ideológica para levar o ponto de vista britânico e ocidental para todos os cantos do mundo.

amu-al.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos