Enfraquecimento do Boko Haram e do EI reduziu vítimas do terrorismo em 2015

Londres, 16 Nov 2016 (AFP) - O número de vítimas do terrorismo em 2015 caiu 10% devido ao enfraquecimento dos grupos Boko Haram e Estado Islâmico no Iraque e na Nigéria, de acordo com um índice global divulgado nesta quarta-feira.

Em 2015, 29.376 pessoas foram mortas em ataques terroristas, 3.389 menos do que em 2014, o primeiro declínio desde 2010, de acordo com o "Global Terrorism Index" (Índice do terrorismo global) preparado pela organização "Institute for Economics and Peace" (Instituto de Economia e paz) de Londres.

"A queda no número de mortes causadas pelo terrorismo deveu-se principalmente ao enfraquecimento do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na Nigéria e no Iraque pelas operações militares contra eles", observa o relatório.

Em ambos os países, houve 5.556 mortes a menos do que em 2014.

Os autores do relatório advertem, porém, que "a expansão das atividades das duas organizações em outros países traz novas ameaças".

Assim, Boko Haram tem se implantado no Níger, Camarões e Chade, fazendo aumentar em 157% o número de vítimas do terrorismo nesses três países.

Como para o Estado islâmico e suas organizações afiliadas, "estão ativos em 15 novos países", elevando para 28 o total de onde estão presentes.

Os cinco países com mais vítimas foram Iraque, Afeganistão, Nigéria, Paquistão e Síria.

mc-al/app/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos