Incêndio em frente a hotel de delegações da Apec mata ao menos cinco

Lima, 16 Nov 2016 (AFP) - Um incêndio em um shopping localizado a poucos passos de um exclusivo hotel de Lima, onde está previsto que algumas delegações participantes da cúpula da Apec se hospedem, deixou pelo menos cinco mortos e vários desaparecidos até o momento, informaram as autoridades.

"São cinco mortos: quatro homens e uma mulher. Todos morreram por asfixia e a mulher também tem queimaduras de segundo grau", disse à imprensa o comandante Anselmo Talledo do corpo-geral de Bombeiros.

O incêndio começou perto das 09H45 locais (12H45 de Brasília) no Centro Comercial Larcomar, localizado no bairro de Miraflores, a alguns metros do hotel Marriott, que foi escolhido por algumas delegações e espectadores do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) nesta semana na capital peruana. A alguns passos também está a embaixada britânica.

Segundo os bombeiros, o fogo começou em uma sala de cinema localizada em um dos níveis mais baixos do shopping e, por isso, é difícil que a fumaça se dissipe. O incidente teria ocorrido durante uma pré-estreia. A emergência alertou trabalhadores, cidadãos e turistas que estavam na área para evacuarem o lugar.

De acordo com o comandante Talledo, o incêndio está 90% controlado, mas ainda há focos. Eles estão trabalhando na busca de desaparecidos. "Instalamos extratores de fumaça. Quando tivermos a visibilidade completa do local poderemos ter maiores detalhes", explicou Talledo.

O chefe policial de Lima, Hugo Begazo, confirmou que havia entrado em contato com a delegação dos Estados Unidos assim que começou o incêndio.

"Este acontecimento foi um acaso que não tem nada a ver com a Apec. Controlamos imediatamente. É um trabalho coordenado. Estamos trabalhando com eles (equipe de segurança dos EUA). Tivemos uma reunião com toda a equipe de operações deles. Não há problema", detalhou, em meio a versões da imprensa de que o hotel poderia ser usado pela delegação que acompanha o presidente Barack Obama.

"Meu mais fundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas do incêndio. Esse lamentável ocorrido exige uma profunda investigação", escreveu o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, no Twitter.

O shopping Larcomar, que fica em um penhasco com vista para o oceano Pacífico, é muito visitado por turistas estrangeiros.

cm-rj/mav/ljc/yow/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos