Países do Cone Sul discutem operações fronteiriças permanentes

Brasília, 16 Nov 2016 (AFP) - O presidente do Brasil, Michel Temer, recomendou nesta quarta-feira operações de segurança "permanentes" nas fronteiras dos países do Cone Sul, durante a abertura do encontro ministerial em Brasília sobre o combate contra o crime transnacional.

"Nas últimas décadas, as ameaças à segurança pública se tornaram cada vez mais complexas e cada vez mais ultrapassam as fronteiras", afirmou Temer ao abrir o encontro entre ministros das pastas de Defesa, Justiça, Interior e Inteligência do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Temer propôs que essas operações "sejam permanentes, para que a criminalidade retroceda, para que (os delinquentes) saibam que não é uma atuação episódica e transitória".

As delegações discutirão temas como o tráfico de drogas, o contrabando, o tráfico de armas e de pessoas e a lavagem de dinheiro. Ao final, emitirão uma declaração e anunciarão novos "instrumentos" de cooperação nas fronteiras, antecipou o presidente do Brasil.

Participam igualmente das discussões os ministros das Relações Exteriores do Brasil, José Serra; do Paraguai, Eladio Loizaga; e da Bolívia, David Choquehuanca.

Da área de Defesa participaram os ministros do Paraguai, Diógenes Martínez; da Bolívia, Reymi Ferreira; da Argentina, Julio Martínez; e do Brasil Raul Jungmann.

Como primeira medida concreta do encontro, Temer assinou publicamente um decreto que institui um novo Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (Propif), cujo objetivo é articular as ações de segurança pública, inteligência, controle alfandegário e das Forças Armadas do governo federal do Brasil com as autoridades de cada estado, assim como com os países vizinhos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos