Praga comemora ideia de Ivana Trump ser embaixadora dos EUA

Praga, 16 Nov 2016 (AFP) - O presidente tcheco, Milos Zeman, reagiu com entusiasmo à ideia proposta por Ivana Trump, de origem tcheca e ex-esposa do presidente americano recém-eleito Donald Trump, de se tornar a embaixadora dos Estados Unidos em Praga.

"Seria uma escolha excelente", declarou o Zeman, que já havia se mostrado satisfeito com a vitória de Trump, justamente por querer se tornar o "Donald Trump tcheco".

Washington "não poderia enviar para Praga uma embaixadora melhor", afirmou o presidente tcheco em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

"Se (Ivana) Trump assim desejar e se o presidente Trump tomar esta decisão, os vínculos entre os Estados Unidos e República Tcheca serão reforçados", declarou o primeiro-ministro, Bohuslav Sobotka, à rádio pública CRo.

Ivana Trump, que nasceu em 1949 em Gottwaldov (hoje Zlin), leste da atual República Tcheca, confiou recentemente ao jornal New York Post sua intenção de se tornar embaixadora em Praga.

"Irei sugerir que seja designada embaixadora na República Tcheca", declarou na sexta-feira, citada pelo jornal.

Segundo ela, seu "domínio do idioma tcheco" e sua "notoriedade em seu país de origem" poderiam supor "grandes vantagens" para este posto diplomático.

Ex-esquiadora de fundo e modelo, e hoje empresária, Ivana Zelnickova se casou com Donald Trump em 1977 e teve três filhos - Donald Jr, Ivanka e Eric. O casal se divorciou em 1992.

Sua nomeação como embaixadora em Praga seria "interessante", declarou à AFP Tomas Prouza, secretário de Estado tcheco para Assuntos Europeus.

Prouza lembrou que "poucos embaixadores americanos em Praga foram diplomatas de carreira".

A atriz de Hollywood "Shirley Temple Black foi, por exemplo, uma excelente embaixadora de seu país em Praga durante a 'Revolução de Veludo' de 1989", afirmou Prouza.

jma/bo/lpt/es/lmm./cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos