Bem-vindos à Torre Trump

Nova York, 17 Nov 2016 (AFP) - Trump Grill, Trump Bar, Trump Ice Cream Parlor, Trump Store. Bem-vindos à Torre Trump, um emblemático e opulento arranha-céu situado na Quinta Avenida de Nova York, transformado em quartel-general onde o próximo presidente dos Estados Unidos compõe seu governo.

Esse edifício de 58 andares reflete os anos dourados da conquista imobiliária do magnata em Manhattan, entre 1979 e 1983. Além disso, foi o cenário de onde lançou, em junho de 2015, sua campanha para chegar à Casa Branca.

Desde sua vitória, a Torre Trump se tornou uma das paradas obrigatórias dos turistas que visitam a cidade, sejam seus partidários ou críticos. Logo eles tiram uma foto e guardam como recordação.

Jeanne e Jerry Wagner, um casal da Dakota do Sul, fãs do multimilionário republicano, relembram no Trump Bar o tanto que desejaram conhecer o arranha-céu.

"Para mim, [Trump] se parece muito [com o ex-presidente John F.] Kennedy, menos pela idade", afirma a mulher. "Acredito que a maioria das pessoas agora sente que representa a esperança, ao invés de todas as coisas negativas" que disseram sobre ele.

Algumas mesas mais distantes, dois homens de negócios jovens e eleitores do magnata aproveitam sua pausa para almoçar.

"Os nova-iorquinos baixarão o nível dos protestos", comenta Elliott, um deles. "Mas nunca aceitarão. Nova York não é os Estados Unidos!", exclama.

Mais segurança?Há uma semana, milhares de pessoas se concentram pacificamente quase todos os dias em frente ao edifício para expressar sua insatisfação e seus medos pelo o governo de Trump irá trazer.

A nova função do arranha-céu como quartel-general do presidente eleito tem forçado a interdição de duas das cinco pistas da famosa Quinta Avenida por medidas de segurança.

Mas na entrada principal - repleta de policiais e agentes do serviço secreto - a cafeteria Starbucks e os cinco primeiros andares permanecem abertos ao público, que só deve se submeter a um rápido controle.

As medidas de segurança poderiam mudar, entretanto, de hoje até sua posse em 20 de janeiro em Washington, pois a torre foi construída antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 e da queda do World Trade Center.

Por enquanto, somente as entradas laterais foram fechadas. Por uma delas, a que dá na rua 56, entram e saem as pessoas que se reúnem com Trump e que querem evitar os jornalistas que montam guarda no hall.

A maioria dos visitantes são pessoas próximas ao magnata ou candidatos para ocupar postos-chave na Casa Branca.

Vista panorâmicaO líder eurofóbico britânico Nigel Farage se tornou no sábado o primeiro político estrangeiro a se reunir pessoalmente com Trump desde as eleições de 8 de novembro.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fará o mesmo nesta quinta-feira e será o primeiro governante mundial a se encontrar com o multimilionário.

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio - que espera ser reeleito em 2017 -, também compareceu à Torre Trump para advertir que sua cidade fará todo o possível para proteger os imigrantes sem documentos que o magnata prometeu expulsar assim que se instalar na Casa Branca.

Trump, enquanto isso, continua protegido em seu edifício, onde vive com sua esposa, Melania, a primeira-dama, e seu filho Barron, de 10 anos.

O casal divide um luxuoso apartamento de três andares com vista privilegiada para o Central Park, decorado ao estilo Versalhes e onde predomina o dourado e obras de arte.

O presidente recém-eleito só foi visto fora da torre apenas uma vez. Na terça-feira à noite, quando saiu com muita discrição para jantar com sua família em um restaurante.

Mas toda a precaução para evitar a imprensa foi em vão: uma repórter que estava no mesmo local comendo enviou várias imagens da comitiva para as redes sociais e o segredo foi revelado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos