Premiado cineasta filipino apoia o presidente do país na guerra contra as drogas

Manila, 17 Nov 2016 (AFP) - O premiado cineasta filipino Brillante Mendoza manifestou apoio à implacável política de combate às drogas do presidente Rodrigo Duterte, muito questionado pelos países ocidentais.

Mendoza, 56 anos, é uma figura importante do cinema mundial, premiado no Festival de Cannes e em eventos do cinema independente por seus filmes que mostram a injustiça social e o sofrimento dos pobres em seu país.

Apesar das críticas de muitas pessoas à política repressiva ultraviolenta de Duterte contra o narcotráfico, Mendoza aceitou filmar curtas de propaganda a favor da mesma e dirigiu as filmagens de um discurso do presidente à nação.

"Se alguém entende a situação é o presidente", disse Mendoza à AFP na sede de sua produtora, ao redor de cartazes de seus filmes mais famosos, também exibidos nos festivais de Veneza e Berlim.

"Sei que muitas pessoas não apoiam o que ele quer e o que está fazendo agora, mas se realmente observarmos a situação real esta é a forma de fazer", completou o cineasta.

Mendoza venceu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 2009 pelo filme "Kinatay".

Duterte foi eleito em maio após uma campanha durante a a qual prometeu erradicar as drogas com a eliminação de milhares de pessoas. Ele também disse que o país corre o risco de virar um narcoestado.

Desde que chegou ao poder no fim de junho, a polícia matou mais de 1.800 supostos traficantes de drogas e outras 2.600 pessoas morreram em circunstâncias obscuras, de acordo com dados oficiais.

O presidente alega que a polícia mata apenas em situação de legítima defesa e que as mortes não esclarecidas são consequência de ajustes de contas entre criminosos.

ajm/fp

Facebook

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos