Morre ex-chefe de Estado grego Costis Stephanopoulos

Atenas, 20 Nov 2016 (AFP) - Costis Stephanopoulos, presidente da República helênica de 1995 a 2005, morreu na noite de domingo para segunda-feira aos 90 anos após uma infecção respiratória em um hospital de Atenas, informaram fontes hospitalares.

Nascido em Patras, no Peloponeso (sudoeste) em 15 de agosto de 1926, Costis (Constantine) Stephanopoulos era um advogado de profissão.

Eleito deputado pela primeira vez em 1958 sob a bandeira do partido de direita ERE, foi reeleito após a queda da ditadura dos coronéis em 1974 com a Nova Democracia (ND).

Em seguida, ocupou várias pastas ministeriais no governo de direita de 1974 a 1981 antes de tentar concorrer à presidência da ND em 1981 e 1985. Deixou o partido para formar seu próprio grupo, a Renovação Democrática (DIANA), do qual foi líder durante uma década, até desaparecer em 1994.

Um ano mais tarde, em grande parte graças ao apoio dos deputados do partido socialista Pasok no poder na época, foi eleito presidente pelo parlamento, sucedendo Constantine Karamanlis, ex-líder da ND. Ele foi reeleito em 2000, antes de se aposentar da política no final do seu segundo mandato, em 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos