Irã envia 11 toneladas de água pesada a Omã como parte do acordo nuclear

Teerã, 22 Nov 2016 (AFP) - O Irã disse na terça-feira que enviou 11 toneladas de água pesada para Omã, como parte das suas obrigações previstas no acordo nuclear assinado no ano passado com potências mundiais.

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, disse que a água pesada foi vendida para um terceiro país não identificado.

A água pesada em si não é radioativa, mas é usada em certos tipos de reatores que podem produzir plutônio, que é usado em uma bomba nuclear.

"Onze toneladas de água pesada foram enviadas para Omã, e a outra parte anunciou a sua prontidão para a compra", disse Salehi, de acordo com a agência de notícias IRIB.

Em um relatório deste mês, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) disse que os estoques de água pesada do Irã haviam ultrapassado em 100 quilos o nível de 130 toneladas estabelecido no acordo nuclear com as potências mundiais, que entrou em vigor em janeiro.

Teerã negou na semana passada que tenha violado o acordo.

"O Irã cumpriu suas obrigações em relação aos estoques de água pesada", disse na sexta-feira o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana, Behrouz Kamalvandi.

"Fomos obrigados a colocar no mercado internacional qualquer excesso acima de 130 toneladas, e até agora vendemos 70 toneladas", acrescentou.

O relatório da IAEA disse que o Irã cumpriu suas outras obrigações estabelecidas no acordo.

Teerã reclama que ainda não viu os benefícios esperados do acordo desde que as sanções foram levantadas, em janeiro.

A continuidade das sanções dos Estados Unidos associadas aos testes de mísseis balísticos do Irã e ao seu histórico de direitos humanos significa que os bancos internacionais continuam preocupados em fazer negócios com a república islâmica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos