Trump diz manter 'mente aberta' sobre deixar acordo de Paris

Nova York, 22 Nov 2016 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta terça-feira (22) que estuda uma eventual retirada de seu país dos acordos de Paris sobre as mudanças climáticas, embora tenha afirmado que mantém a "mente aberta" a esse respeito.

"Estou analisando essa questão muito detalhadamente. Tenho a mente aberta sobre o tema", disse o presidente eleito a um painel formado por repórteres do jornal The New York Times, veículo com o qual mantém uma guerra aberta.

Quando lhe perguntaram sobre se acreditava que a mudança climática estava relacionada às atividades humanas, o empresário se limitou a responder: "Acho que há alguma conexão. Algo, alguma coisa. Mas depende de em que quantidade acontece".

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu que, se eleito, denunciaria os acordos de Paris, chegando a afirmar que a mudança climática era um boato que a China fez circular para prejudicar a concorrência dos Estados Unidos.

Em suas declarações desta terça ao NYT, Trump reconheceu que também analisa a questão da mudança climática do ponto de vista comercial: "quanto custará às nossas empresas" e como afetará a competitividade dos produtos americanos.

O acordo firmado em Paris no final de 2015 se propõe a reduzir o aquecimento global em 2ºC. Os Estados Unidos ratificaram o acordo em setembro por empenho pessoal do atual presidente, Barack Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos