Venezuela afirma que sobrinhos da primeira-dama condenados não tinham passaporte diplomático

Caracas, 22 Nov 2016 (AFP) - A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, negou na segunda-feira ter concedido passaportes diplomáticos aos dois sobrinhos da primeira-dama, Cilia Flores, que foram condenados por narcotráfico nos Estados Unidos.

"É absolutamente falso que a chancelaria venezuelana tenha concedido passaporte diplomático a cidadãos que não se aplicam às normas", escreveu Rodríguez na rede social Twitter, sem mencionar diretamente os nomes de Efraín Campos Flores e Franqui Francisco Flores de Freitas, os sobrinhos da primeira-dama e do presidente Nicolás Maduro.

Na sexta-feira, um tribunal americano considerou os dois culpados de conspiração para transportar 800 quilos cocaína aos Estados Unidos e conspiração para manufaturar e distribuir droga no país.

A justiça fixou a data do anúncio da sentença para 7 de março, com penas que oscilam entre 10 anos de prisão e a prisão perpétua. A defesa poderá apelar da sentença.

O ex-candidato presidencial Henrique Capriles e outros líderes da oposição pediram explicações ao governo de Nicolás Maduro, afirmando que os dois sobrinhos do casal presidencial portavam passaportes diplomáticos quado foram detidos, há um ano, em uma operação no Haiti.

"Basta de mentir ao país e à comunidade internacional com suas perversas, irresponsáveis e coniventes ações contra as instituições", escreveu Rodríguez.

A ministra da Relações Exteriores anunciou que pretende iniciar ações legais.

O Parlamento venezuelano, com maioria opositora, pretende debater o tema nesta terça-feira.

A reação de Rodríguez no Twitter foi a primeira de um funcionário do governo. No domingo, o presidente Nicolás Maduro ignorou a questão em seu programa semanal de televisão, que também teve a participação de sua esposa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos