Topo

Fillon vence com folga primárias da direita e vai disputar Presidência na França

Apoiadores de François Fillon comemoram sua vitória nas primárias da direita em Paris, na França - Thomas Samson/AFP
Apoiadores de François Fillon comemoram sua vitória nas primárias da direita em Paris, na França Imagem: Thomas Samson/AFP

Em Paris

27/11/2016 17h44

O conservador François Fillon, de 62, ex-primeiro-ministro de Nicolas Sarkozy, venceu com clara vantagem o segundo turno das primárias da direita francesa para a eleição à presidência em 2017 - de acordo com os primeiros resultados parciais divulgados na noite desde domingo (27).

Depois de uma surpreendente vitória no primeiro turno, Fillon, que promove um projeto econômico liberal, registra 69,5% dos votos, contra os 30,5% de seu oponente, o ex-premiê Alain Juppé, como revela a apuração de 2.121 das 10.228 seções eleitorais.

Seu rival, Alain Juppé, reconheceu a derrota e anunciou seu apoio à sua candidatura.

27.nov.2016 - François Fillon faz discurso após vitória nas primárias da direita da França, em Paris - Philippe Wojazer/Reuters - Philippe Wojazer/Reuters
François Fillon faz discurso após vitória nas primárias
Imagem: Philippe Wojazer/Reuters

"Felicito François Filon por sua ampla vitória. A primária transcorreu em boas condições e, como já havia me comprometido a fazer, dou, a partir desta noite, meu apoio a François (Fillon), meu apoio para a próxima eleição presidencial", declarou, desejando-lhe sucesso em maio.

Entre 4,2 e 4,6 milhões de pessoas foram às urnas, de acordo com estimativas da imprensa francesa, para eleger o candidato que - acredita-se - poderá enfrentar Marine Le Pen, da ultraconservadora Frente Nacional, em um eventual segundo turno das eleições em maio do ano que vem.

Há uma semana, 4,3 milhões foram às urnas para o primeiro turno das primárias do partido. Fillon obteve 44,1% dos votos contra 28,5% de Juppé. O ex-presidente Nicolar Sarkozy ficou em um distante terceiro lugar.