Topo

Trump nomeia secretário da Saúde crítico do 'Obamacare'

29/11/2016 13h35

Washington, 29 Nov 2016 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta terça-feira Tom Price, um forte crítico do atual sistema de saúde pública, conhecido por 'Obamacare', como secretário de Saúde de seu futuro governo, em um sinal de cumprirá com sua promessa de modificar a legislação.

Político conservador e ex-cirurgião ortopédico, Price "está excepcionalmente qualificado para conduzir nosso compromisso de desmontar e substituir o sistema Obamacare", expressou Trump em uma nota oficial.

Entre os objetivos de Price, acrescenta o texto, está ajudar a elaborar "um sistema de saúde que seja acessível a todos os americanos".

Promessa da campanha eleitoral que levou Obama à Casa Branca em 2008, o sistema 'Obamacare' proporcionou até agora proteção de saúde a 20 milhões de americanos, através de seguros privados.

O sistema ajudou a reduzir em 10% da população - o nível mais baixo da história - que carece de qualquer sistema de saúde.

Em sua campanha eleitoral, Trump disse que pretende manter apenas dois aspectos do atual sistema: permitir aos jovens a permanecer em um plano de saúde de seus pais até os 25 anos e proibir que as seguradoras neguem contratos a pessoas com problemas pré-existentes.

Em sua nota oficial, Price afirmou que "há muito o que fazer para que tenhamos um sistema que funcione para pacientes, famílias e médicos".

O futuro secretário da saúde acrescentou que também pretende elaborar um sistema que "seja líder na cura e prevenção de enfermidade e que seja baseado em regras de bom senso".

O Partido Democrata reagiu de imediato, e o novo líder no Senado, Charles Schumer, disse que colocar Price à frente da secretaria de Saúde equivale a "pedir à raposa que cuide do galinheiro".