Canadá elimina obrigatoriedade de visto para mexicanos

Ottawa, 2 dez 2016 (AFP) - Os mexicanos não precisarão mais tirar visto para entrar no Canadá a partir desta quinta-feira, depois Ottawa decidiu suspender uma medida imposta pelo governo anterior ante a afluência de demandantes de asilo procedentes daquele país.

Em um momento em que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, quer reforçar a proteção dos acessos ao país a cidadãos mexicanos, o governo liberal canadense afirmou que a suspensão "da obrigatoriedade do visto mostra que, para o Canadá, a amizade com o México é muito importante".

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, tinham acordado esta medida durante a Cúpula das Américas, em junho passado, em Ottawa.

A obrigação do visto, imposta pelo governo precedente do conservador Stephen Harper, era um grande ponto de discórdia entre os dois países.

Trudeau tinha se comprometido a eliminar esta exigência de visto para os cidadãos mexicanos durante a campanha eleitoral.

Com esta flexibilização nas fronteiras, as relações bilaterais entre o Canadá e o México melhorarão e vão "contribuir para aumentar as oportunidades comerciais, de negócios e investimentos", avaliou o ministro canadense da Imigração, John McCallum.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos