Incêndios florestais deixam sete mortos no sudeste dos EUA

Em Washington

  • Brian Blanco/AFP

    Restos de casa e veículos em montanha de Gatlinburg, no Tennessee

    Restos de casa e veículos em montanha de Gatlinburg, no Tennessee

Sete pessoas morreram nos incêndios florestais que afetam uma zona turística das montanhas do sudeste dos Estados Unidos, que forçaram milhares a evacuar a área, deixando centenas de estruturas danificadas, ou destruídas, informou a imprensa americana nesta quarta-feira (30).

Os fortes ventos e a vegetação árida pela pior seca em quase uma década viraram combustível para o fogo que se estendeu para uma parte do leste do Tennessee, afetando duas cidades turísticas.

Os sete mortos não foram identificados, mas as autoridades disseram que três foram encontrados em uma casa, um quarto estava em um hotel queimado, e outros três, no mesmo bairro, relatou o jornal Knoxville News Sentinel. Pelo menos 45 pessoas foram levadas para hospitais próximos.

Os incêndios chegaram às portas do parque temático Dollywood, fundado pela lenda da música country Dolly Parton, localizado na cidade turística de Pigeon Forge.

As autoridades locais declararam a evacuação obrigatória, enquanto continuam as restrições a Gatlinburg, 11 km ao sudeste e na porta de entrada do Parque Nacional Great Smoky.

Ambos ficam no condado de Servier, onde o prefeito Larry Waters disse nesta quarta à tarde que, esta semana, cerca de 700 casas e lojas arderam em chamas, completou o "News Sentinel".

Acredita-se que apenas em Gatlinburg mais de 14 mil residentes e visitantes foram retirados da área, informaram as autoridades na terça-feira (29).

Ao todo 26 incêndios ativos queimaram cerca de 4.855 hectares no Estado, relatou o Departamento de Agricultura do Tennessee, nesta quarta.

Os voos permanecerão restringidos temporariamente, e várias estradas foram bloqueadas pela queda de árvores e de fios de tensão elétrica, afirmou a Agência de Administração de Emergências.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos