EUA: treze mortos em incêndio florestal no Tennessee

Miami, 2 dez 2016 (AFP) - Treze pessoas morreram devido a um incêndio florestal que ficou fora de controle e atingiu a cidade de Gatlinburg, no Tennessee, centro dos Estados Unidos, informaram autoridades locais na sexta-feira.

"Doze pessoas morreram de causas diretamente relacionadas com o desastre, e outra faleceu por um ataque cardíaco quando fugia do incêndio. São um total de 13", disse o prefeito do condado de Sevier, onde fica Gatlinburg, Larry Waters.

"Não posso descrever nossos sentimentos por esta tragédia", acrescentou o prefeito em conferência de imprensa. "É muito triste para todos".

Disse, ainda, que há 1.000 estruturas danificadas e que a busca de vítimas continuará ao longo da sexta-feira.

O prefeito também informou que 86 pessoas receberam tratamento em centros médicos por feridas relacionadas ao fogo, mas que a maioria delas já tiveram alta.

O governador Bill Haslam disse, também em conferência de imprensa, que 16 agências estão trabalhando na emergência e que recebeu ligações de apoio do presidente Barack Obama e do presidente eleito, Donald Trump.

O departamento de gestão de emergências do Tennessee, TEMA, informou que o estado continua sofrendo "ameaças de incêndios florestais e condições de seca, apesar das tempestades recentes".

Na segunda-feira, ocorreu um incêndio no parque nacional Great Smoky Mountains que se estendeu rapidamente para a vizinha Gatlinburg, alimentado por ventos que chegaram a atingir 140 km/hora.

Além disso, de acordo com o TEMA, em 29 de novembro se formaram cinco tornados que estimularam o fogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos