Kerry faz viagem de despedida a uma Europa inquieta com Trump

Washington, 2 dez 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, viaja na próxima semana para a Europa, em uma visita de despedida a seis semanas da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira o Departamento de Estado.

Kerry visitará Alemanha e Bruxelas, sede da Otan e capital da União Europeia (UE), nesta que deve ser sua última viagem pela "Velha Europa", um continente ao qual foi dezenas de vezes em quatro anos.

Atualmente em Roma para reuniões sobre Síria e Líbia, o secretário de Estado deve voltar a Washington no sábado para novamente viajar a Berlim na noite de domingo.

Na segunda e na terça-feira, ele se reunirá com seu contraparte alemão, Frank-Walter Steinmeier, para falar sobre a "cooperação em um leque de temas regionais e internacionais, sobretudo reuniões ministeriais da Otan e da OSCE, Síria e Ucrânia", informou o porta-voz da diplomacia americana, John Kirby.

Em meados de novembro, Berlim recebeu Obama em sua última viagem europeia como presidente. Na ocasião, o chefe de Estado homenageou a chanceler alemã, Angela Merkel, a quem pareceu passar o bastão de "líder do mundo livre".

Na terça e na quarta-feira, em Bruxelas, Kerry assistirá à reunião dos ministros de Relações Exteriores da Otan. Será a última de Kerry e em um momento de inquietação com a chegada à Casa Branca de Donald Trump, propenso ao isolamento e ao protecionismo.

O próximo presidente americano não tem sido claro sobre como será sua política externa, mas criticou a Otan e disse querer se aproximar da Rússia.

Kerry também se reunirá com sua contraparte europeia, Federica Mogherini.

Na quarta-feira, Kerry voltará à Alemanha para as reuniões ministeriais anuais da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) em Hamburgo, que se estenderão até a quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos