Sismo no sudeste do Peru deixa um morto e 17 feridos

Lima, 2 dez 2016 (AFP) - Um terremoto que sacudiu o sudeste do Peru causou a morte de uma menor e deixou 17 pessoas feridas, além de afetar dezenas de casas, informou na sexta-feira o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci).

O sismo, de 5,5 graus de magnitude na escala Richter, foi registrado às 17H40 locais da quinta-feira (20H40 de Brasília) com epicentro a 58 km da localidade de Lampa, na região de Puno, e a uma profundidade de 30 km, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP). Trata-se de uma zona dos Andes com casas feitas de adobes e material rústico.

"Sismo de Lampa. Autoridades do distrito de Ocuviri confirmam a morte de uma menor e 17 feridos que já estão sendo atendidos pelas equipes de Saúde", publicou o Indeci na sua conta de Twitter.

O organismo informou, ainda, que uma centena de pessoas estão em abrigos. Oito casas desabaram e outras 40 ficaram danificadas, segundo a Defesa Civil. A imprensa informou que a igreja de Lampa também foi danificada.

O tremor durou cerca de 30 segundos e foi sentido também na cidade de Puno, próxima a Lampa. Ambas se situam a mais de 3.800 metros de altitude nos Andes, próximas ao lago Titicaca, na fronteira com a Bolívia.

O Peru está localizado no chamado círculo de fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica. Calcula-se que são registrados cerca de 200 terremotos com menos de seis graus de magnitude por ano no país.

No último 14 de agosto, um sismo de 5,3 graus de magnitude que ocorreu a uma profundidade de apenas 10 km no sul do Peru deixou quatro mortos, entre eles um turista americano.

O último terremoto de grande magnitude e danos no Peru foi registrado em 15 de agosto de 2007, de 7,9 graus, com epicentro nas costas do centro, 40 km ao oeste de Pisco, e deixou 595 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos