Escritor Alexandre Jardin se candidata à presidência francesa

Paris, 3 dez 2016 (AFP) - O escritor e cineasta Alexandre Jardin anunciou neste sábado sua intenção de concorrer à presidência em 2017 na França para "devolver o poder ao povo".

Fundador do movimento "la Maison des citoyens" ("a Casa dos cidadãos") e da associação Bleu Blanc Zèbre, ele será o candidato pelo Appel des mouvements citoyens (Apelo dos movimentos cidadãos), que reúne seis organizações.

"Será eu", disse o autor do romance "Le Zèbre" ("A Zebra"), questionado na emissora Franceinfo sobre o candidato do movimento.

Na França, "o cidadão não existe mais, os territórios não existem mais no debate político. (...) São os partidos centralizadores (...) que ouvimos, é a tecnocracia parisiense que se expressa", disse ele à AFP, otimista sobre a possibilidade de obter o apoio de 500 eleitos para participar nas eleições.

Alexandre Jardin fundou há três anos o movimento cidadão Bleu Blanc Zèbre, convidando a sociedade civil a agir e "tomar conta de si", agindo de forma concreta para resolver todos os tipos de problemas (emprego, mobilidade, habitação etc.).

Em 8 de setembro, ele também lançou via Facebook "a Casa dos cidadãos" para incentivar os cidadãos a participar no debate político, que atualmente conta com mais de 60.000 membros, de acordo com seu website.

"Eu não defendo um conteúdo, mas uma mudança de método", disse ele, citando "uma revolta das pessoas de boa índole, portadoras de valores altruístas."

"Se não houver revolta positiva, haverá uma revolta negativa", declarou o escritor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos