Exército sírio se apodera de novo bairro rebelde em Aleppo

Beirute, 3 dez 2016 (AFP) - O exército sírio e seus aliados se apoderaram na madrugada deste sábado de um novo bairro rebelde em Aleppo, em sua grande ofensiva para retomar o controle total da segunda cidade do país, informou uma ONG.

Ao reconquistar o bairro de Tariq al Bab, o regime tem agora sob seu controle cerca de 60% do setor rebelde de Aleppo, que estava nas mãos dos insurgentes desde 2012, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O exército conseguiu, assim, controlar uma estrada que une os bairros do oeste da cidade, dominados pelas forças pró-governamentais, com o aeroporto internacional de Aleppo, controlado pelo regime e situado um pouco mais ao sul de Tariq al Bab.

As tropas do presidente Bashar al-Assad expulsaram os rebeldes de Tariq al Bab após violentos combates, que obrigaram muitos civis a fugir a um bairro próximo.

Um jornalista da AFP havia visto na sexta-feira alguns combatentes rebeldes em Tariq al Bab, enquanto o exército avançava no bairro, ao mesmo tempo em que lojas e padarias fechavam suas portas.

Batalha chave do conflito sírio, que deixou mais de 300.000 mortos em mais de cinco anos, Aleppo se encontra dividida desde 2012 entre um setor rebelde (leste) e um governamental (oeste).

Com o objetivo de controlar a totalidade de Aleppo, o regime lançou no dia 15 de novembro uma brutal ofensiva para eliminar os rebeldes dos bairros do leste.

Desde então, morreram em Aleppo Oriental 307 civis, incluindo 42 crianças e 21 mulheres, segundo o OSDH. Em Aleppo Ocidental, 59 civis faleceram por disparos rebeldes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos