AIEA alerta sobre risco de ataques a instalações nucleares

Viena, 5 dez 2016 (AFP) - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) alertou nesta segunda-feira sobre o risco de ataques a instalações ou materiais nucleares, no primeiro dia de uma conferência internacional sobre segurança nuclear em Viena.

"Terroristas ou criminosos tentarão explorar qualquer debilidade no sistema de segurança nuclear mundial", avisou o secretário-geral da AIEA, Yukiya Amano, acrescentando que "qualquer país pode ser alvo de um ataque" deste tipo.

Esses ataques poderiam ser dirigidos a instalações nucleares e a materiais radioativos "em trânsito", afirmou.

Amano também fez um chamado para monitorar com "maior atenção" as condições de "repatriação e de tratamento das fontes radioativas usadas".

O risco terrorista abrange tanto a possibilidade de ver bombas sujas fabricadas a partir de materiais radioativos roubados quanto atentados contra instalações nucleares, segundo a AIEA.

Como ilustração desta ameaça, a polícia belga encontrou em dezembro de 2015 uma dezena de horas de gravações em vídeo que tinha como alvo um alto responsável da indústria nuclear belga.

Em cerca de 20 anos, a AIEA contabilizou cerca de 2.800 casos de tráfico, posse ilícita ou "perda" de substâncias radioativas.

A conferência, organizada na sede da AIEA, em Viena, reúne centenas de especialistas e ministros dos 168 países-membros da organização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos