Guatemala: incêndios destruíram 26.273 hectares de florestas em um ano

Cidade da Guatemala, 5 dez 2016 (AFP) - A Guatemala perdeu um total de 26.273 hectares de florestas entre outubro de 2015 e setembro de 2016, mais que o dobro do que no ano anterior, devido a incêndios provocados por atividades agrícolas descontroladas e pela incursão de grupos criminosos.

Jimmy Navarro, diretor do Sistema Nacional de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais (SIPECIF), disse nesta segunda-feira em conferência de imprensa que durante a temporada 2015-2016 foram registrados 598 incêndios em todo o país.

O departamento mais afetado é o de Petén, fronteiriço com México e Belize, onde foram destruídos 15.461,99 hectares, segundo a autoridade.

Em seguida estão os departamentos de Quiché (oeste), com 1.814 hectares queimados; Zacapa (leste), com 1.543; Baja Verapaz (norte), com 1.330,92; e Chiquimula (leste) com 1.240,08 hectares.

Na maioria dos casos, os incêndios florestais na Guatemala são provocados intencionalmente, quando os agricultores queimam o terreno para prepará-lo para o cultivo e as chamas acabam saindo de controle. Mas nos últimos meses as autoridades governamentais e os ambientalistas denunciaram a destruição de florestas pela incursão do narcotráfico.

Em junho passado, funcionários regionais de Petén afirmaram que o crime organizado vem ganhando espaço nas florestas, controlando terrenos para a pecuária ilegal e para a construção de pistas de aterrizagem clandestinas, entre outras atividades ilícitas.

Para a temporada 2016-2017, o Conselho Nacional de Áreas Protegidas (CONAP) lançou uma campanha de prevenção com diferentes instituições públicas e ONGs que inclui a mobilização de 260 bombeiros florestais, explicou o delegado desse organismo Roberto Moscoso.

Moscoso acrescentou que as mudanças climáticas também têm impacto no combate aos incêndios florestais, visto que os períodos sem chuvas se prolongam. Entre 2014 e 2015, os incêndios destruíram 11.259,59 hectares de florestas em nível nacional, segundo o SIPECIF.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos