AIEA: Irã respeita limites sobre água pesada

Viena, 6 dez 2016 (AFP) - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou que o Irã se livrou de água pesada dentro dos limites fixados pelo acordo nuclear de julho de 2015 com as grandes potências, informou nesta terça-feira uma fonte diplomática.

A AIEA informou aos estados-membros que "verificou que 11 toneladas métricas de água pesada chegaram a seu destino", disse a fonte à AFP.

O Irã havia anunciado, no final de novembro, o envio à Omã de "onze toneladas de água pesada", como parte do acordo nuclear firmado no ano anterior e que prevê limites para seus estoques do produto.

O acordo fixou um limite de 130 toneladas de água pesada em poder do Irã, recordou a AIEA.

A água pesada não é radioativa por si só, mas é utilizada em reatores nucleares como moderadora para desacelerar os nêutrons na fissão nuclear.

Em outro relatório, no mês passado, a AIEA informava que a República Islâmica havia ultrapassado, em uma centena de quilos, o limite de seu estoque de água pesada.

Firmado por China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha, o acordo de julho de 2015 prevê a suspensão progressiva das sanções sobre o Irã em troca de um estrito controle sobre o programa nuclear de Teerã.

burs-stu/mt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos