Bernard Cazeneuve é o novo primeiro-ministro da França

Paris, 6 dez 2016 (AFP) - O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, foi nomeado nesta terça-feira primeiro-ministro do país em substituição a Manuel Valls, que renunciou ao cargo depois de anunciar sua candidatura à eleição presidencial de 2017, anunciou o governo francês.

Cazeneuve, 53 anos, ministro do Interior desde 2014, coordenou a segurança do país durante uma série de atentados que deixaram mais de 230 mortos nos últimos dois anos.

Cazeneuve foi destinado primeiro-ministro depois que Valls apresentou sua renúncia na manhã desta terça-feira ao presidente François Hollande.

"Manuel Valls apresentou hoje a renúncia de governo ao presidente da República, que a aceitou", afirma um comunicado da presidência.

"O presidente da República nomeou Bernard Cazeneuve primeiro-ministro e o encarregou de formar um novo governo", completa a nota oficial.

Valls, que foi primeiro-ministro nos últimos dois anos e meio, anunciou na segunda-feira sua candidatura à eleição presidencial de abril-maio de 2017, quatro dias depois do presidente François Hollande, que registra alto nível de impopularidade, ter informado que não tentaria disputar a reeleição.

Valls, nascido em Barcelona há 54 anos e naturalizado francês, terá que passar pelas primárias do Partido Socialista (PS) e de parte da esquerda, previstas para 22 e 29 de janeiro, sem qualquer certeza sobre sua eventual escolha como candidato.

ha-bpa/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos