Trump: japonês SoftBank investirá US$ 50 bilhões nos EUA

Nova York, 6 dez 2016 (AFP) - O presidente eleito americano Donald Trump disse nesta quinta-feira que o japonês SoftBank acordou investir 50 bilhões de dólares em negócios e criação de empregos nos Estados Unidos.

O presidente, que será empossado em 20 de janeiro, fez o anúncio no Twitter, após se reunir na Trump Tower, seu quartel-general, em Nova York, com o diretor-executivo do SoftBank, Masayoshi Son (Masa, como é conhecido), sem dar detalhes sobre a natureza dos investimentos, nem datas.

"Masa (SoftBank) do Japão acordou investir 50 bilhões nos EUA em negócios e 50 bilhões em novos empregos", tuitou o bilionário do setor imobiliário.

"Masa disse que nunca teria feito isso se nós não tivéssemos vencido a eleição!", acrescentou.

Momentos depois, Trump e Son confirmaram os planos de investimento em um rápido encontro com jornalistas no lobby da Trump Tower.

Ao anunciar os planos, Son mostrou um documento no qual aparecem os nomes do SoftBank e da Foxconn, a gigante tecnológica taiwanesa, no qual se podia ler: "Compromisso para investir 50 bilhões + 7 bilhões nos EUA para gerar 50.000 + 50.000 postos [de trabalho] nos Estados Unidos nos próximos quatro anos".

Son disse que sua empresa planeja criar empregos investindo em 'start-ups' nos Estados Unidos.

"Só vim cumprimentá-lo por seu novo trabalho", disse Son, em alusão a Trump.

dw-ec/jm/ja/yow/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos