Vanessa Redgrave estreia na direção com filme sobre refugiados

Londres, 6 dez 2016 (AFP) - A atriz britânica Vanessa Redgrave faz sua estreia como diretora aos 79 anos com um documentário sobre os refugiados, com participações de Ralph Fiennes e Emma Thompson.

"Sea Sorrow", que está sendo exibido em sessões especiais, incluindo uma nesta terça-feira no bairro londrino de Hammersmith, conta a vida dos refugiados que escaparam das guerras europeias no último século e pretende conscientizar os espectadores.

"Todos acabamos cansados, temos que recordar as coisas pelas quais vale a pena viver e ajudar os outros, e por isto fizemos este filme", disse Redgrave à agência britânica Press Association.

A vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 1978 por "Julia" rodou o filme em países como França, Grécia, Itália e Líbano, em um projeto que surgiu após a artista observar a famosa foto de um menino sírio afogado em uma praia da Turquia.

"Em primeiro lugar e mais importante estava meu horror porque tantos refugiados estavam morrendo e deveriam ter recebido um salvo-conduto".

"Eu havia pensado antes, mas quando encontraram o menino Alan Kurdi afogado, naquele momento pensei 'vá, mexa-se'", revelou.

Quase 12.000 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar atravessar o Mar Mediterrâneo desde o início de 2014, de acordo com dados do Acnur, a agência da ONU para os refugiados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos