Assad: vitória em Aleppo será 'grande passo rumo ao fim' da guerra na Síria

Damasco, 7 dez 2016 (AFP) - O presidente sírio, Bashar Al-Assad, declarou que uma vitória de seu Exército em Aleppo, segunda cidade mais importante do país, seria um "grande passo" para o fim dos cinco anos de guerra civil no país.

Em entrevista ao jornal sírio Al-Watan, que será divulgada nesta quinta-feira e à qual a AFP teve acesso, Assad afirmou que ganhar em Aleppo "não significará o fim da guerra na Síria", mas "será um grande passo para esse fim".

Em uma forte ofensiva de três semanas, as forças do governo sírio conseguiram controlar aproximadamente 80% do leste de Aleppo, reduto dos grupos rebeldes desde 2012.

Encurraladas no sudeste da cidade, as facções rebeldes solicitaram nesta quarta-feira um cessar-fogo humanitário imediato de cinco dias.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de decretar uma trégua em Aleppo, Assad disse que ela é "praticamente inexistente, logicamente".

"Os americanos, em particular, estão insistindo em pedir uma trégua porque seus agentes terroristas estão agora em uma situação difícil", declarou ao Al Watan.

O conflito na Síria estourou em março de 2012, a partir da repressão das manifestações, mas foi se tornando uma guerra complexa com vários atores envolvidos.

bur-mjg/dv/jvb/lmm./tt/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos