Estado americano da Geórgia executa condenado à morte

Washington, 7 dez 2016 (AFP) - Um condenado à morte foi executado na terça-feira à noite no estado da Geórgia, depois que o último recurso apresentado por seus advogados à Suprema Corte foi rejeitado, anunciaram as autoridades penitenciárias americanas.

William Sallie, nascido em 1966 e sentenciado à pena capital em 2001, faleceu às 22H05 locais, depois de receber uma injeção letal na penitenciária de Jackson.

O condenado aceitou a leitura de uma oração e gravou uma última declaração.

Sallie foi condenado por matar o sogro em março de 1990 e por atirar contra a sogra, durante uma discussão com a esposa sobre a criação do filho.

Ele foi condenado em um primeiro julgamento à pena de morte, mas a sentença foi anulada por um conflito de interesses de seu advogado. Voltou a ser julgado e recebeu a mesma pena em 2001.

Os advogados alegaram, no segundo julgamento, que uma das integrantes do júri mentiu sobre seu passado e pressionou os outros membros, motivos suficientes, em tese, para obter a anulação do veredicto.

Mas o condenado, em um momento que não contava mais com a assessoria de um advogado, deixou passar a data limite para apresentar um recurso e a justiça nunca analisou os argumentos.

A Comissão de Perdão e Liberdade Condicional da Geórgia rejeitou na segunda-feira um recurso dos advogados de Sallie, que só poderia apelar à Suprema Corte.

O ritmo das execuções diminuiu nos Estados Unidos por vários fatores, entre eles a falta de substâncias utilizadas nas injeções letais.

Mas na Geórgia a tendência é contrária ao restante do país e no decorrer de 2016 o estado executou mais condenados que o Texas, tradicionalmente o estado com o maior número de execuções do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos