'Ken humano' expõe condições precárias de trabalho na China

Lausanne, Suíça, 7 dez 2016 (AFP) - Uma versão em carne e osso de Ken, o companheiro da boneca Barbie, ficou exposto em uma caixa rosa gigante em uma rua de Lausanne, na Suíça, nesta quarta-feira como forma de protesto às condições de trabalho nas fábricas de brinquedo localizadas na China.

Pessoas que caminhavam no local foram convidadas a posar para fotos perto do modelo que vestia jaqueta preta sobre camiseta branca.

A instituição de caridade 'Solidar Switzerland' realizou a ação com intuito de despertar a consciência a respeito das condições de trabalho nas fábricas de brinquedos chinesas.

A Solidar também lançou uma petição online chamada "Brinquedos Justos Já", na qual a empresa americana de brinquedos Mattel, fabricante da Barbie, é convidada a "assumir responsabilidade pelas condições de trabalho em sua cadeia produtiva".

A instituição pede fim às "80 horas de trabalho semanais" e que as empresas ofereçam condições que "sejam suficientes para uma vida decente".

"A petição, que já alcançou mais de 3 mil assinaturas, será entregue em 15 de Dezembro para a Mattel localizada em Amsterdã", como declarou o porta-voz da Solidar Lionel Frei.

Na última semana, Solidar fez a mesma ação com uma Barbie em carne e osso em Zurique, Suíça.

A Solidar afirma que se os salários fossem duplicados na China, isso teria como resultado o aumento de apenas dois centavos em um brinquedo de 30 euros vendido na Europa.

"Mais da metade dos brinquedos colocados nas árvores de natal na Suíça foram feitos por trabalhadores que tinham jornadas de trabalho superiores a 11 horas por dia", afirma Frei.

A instituição, que tem como base uma investigação feita pela China Labor Watch, afirmou que os trabalhadores das fábricas podem estar sendo expostos também a solventes tóxicos.

A campanha Brinquedos Justos Já irá continuar em Paris no dia 7 de dezembro com um evento organizado pela ActionAid France.

Em e-mail enviado à AFP, a Mattel disse que estava empenhada a comprovar que "todos que produzem nossos brinquedos e produtos são tratados de forma justa e respeitosa, e trabalham em um ambiente seguro e saudável".

A empresa complementou: "Nossas práticas em termos de trabalho, saúde, segurança e meio ambiente, assim como nossos procedimentos de monitoramento, refletem esse compromisso".

noo-ebe/pdw/kjl/bn/mvv

MATTEL

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos