Terremoto de 6,5 magnitude atinge litoral do norte da Califórnia

Washington, 8 dez 2016 (AFP) - Um terremoto de 6,5 magnitude atingiu nesta quinta-feira o litoral norte da Califórnia, mas não há ameaças de um tsunami, segundo especialistas.

O epicentro do tremor foi registrado às 06h49 locais (12h49 de Brasília), com epicentro localizado 157 km a oeste de Ferndale (420 km ao norte de San Francisco), a uma profundidade de 10 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico descartou qualquer ameaça, também no Havaí.

O risco de danos e vítimas é considerado baixo, acrescentou a entidade.

"No geral, a população desta região reside em estruturas que são altamente resistentes aos tremores provocados por terremotos, ainda que existam algumas estruturas vulneráveis", destacou o Centro.

Moradores da área contaram ter sentido o tremor.

"Começou a sacudir, eu senti", disse Pam Cahillc ao jornal San Francisco Chronicle. "Tive tempo de pular da cama, sair agachado e chamar o cachorro antes de que parasse" o tremor, acrescentou este professor aposentado em Eureka, a 30 km de Ferndale.

Uma réplica de 4,9 graus de magnitude foi sentido no local 90 minutos após o sismo, acrescentou o USGS.

Sismólogos coincidem que é quase certo que um terremoto de grande poder destrutivo sacudirá a Califórnia nos próximos 30 anos.

Em 1997, um sismo de 6,4 em Northridge, a noroeste de Los Angeles, deixou 60 mortos e danos estimados em 10 bilhões de dólares. Em 1989, um tremor de 6,9 graus em San Francisco deixou 67 mortos.

bur-jm/sst/cn/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos