EUA e Rússia se reúnem sábado para tentar 'salvar Aleppo'

Paris, 9 dez 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou nesta sexta-feira (9), em Paris, que delegações de Rússia e Estados Unidos vão-se reunir neste sábado, em Genebra, para tentar "salvar" a cidade síria de Aleppo.

Em declarações durante uma recepção na embaixada americana em Paris, Kerry disse que continua trabalhando "na maneira de salvar Aleppo de uma destruição total, absoluta" frente à ofensiva das forças do governo sírio apoiadas pela Rússia.

A reunião de Genebra acontece no âmbito desse esforço, segundo Kerry.

O secretário de Estado não vai a Genebra, já que a reunião entre delegações de ambos os países será um encontro de nível "técnico", sem a participação dos ministros das Relações Exteriores, explicou uma fonte de alto escalão da diplomacia americana.

A mesma fonte acrescentou que os participantes vão tratar de um plano para Aleppo em três fases: "Cessar-fogo, ajuda humanitária e saída da oposição e dos civis de Aleppo".

"Trabalhamos duro com pessoas, com as quais temos divergências, para ver se podemos encontrar uma forma, em nome da humanidade e da decência, de proteger suas vidas, de tentar separar os combatentes e de fazer avançar o processo. Estamos perto, [mas] ainda não conseguimos", declarou Kerry, que volta para os EUA no sábado à noite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos