Candidato opositor vence eleições presidenciais em Gana

Acra, 10 dez 2016 (AFP) - O candidato da oposição Nana Akufo-Addo venceu as eleições presidenciais em Gana ao derrotar com mais de 53% dos votos o atual presidente John Dramani Mahama.

"Não vou decepcioná-los", prometeu ao seguidores o líder do Novo Partido Patriótico (NPP), um advogado de direitos humanos de 72 anos, que exerceu a profissão na França e Inglaterra antes de voltar a Ganaños que ejerció la profesión en Francia e Inglaterra antes de regressar a seu país.

Akufo-Addo insistiu que fará o que estiver a seu alcance para colocar o país de volta "no caminho do progresso e da prosperidade".

Cerca de 15 milhões de inscritos neste país de língua inglesa da África Ocidental foram às urnas votar no presidente e eleger seus 275 deputados.

Sete candidatos disputaram as eleições, incluindo uma ex-primeira-dama, Nana Konadu Agyeman-Rawlings.

Mas a batalha foi decidida entre rivais históricos: o presidente Mahama do Congresso Nacional Democrático (NDC) e o líder do NPP.

Antes de votar, Akufo-Addo declarou ser "muito importante que o processo eleitoral seja conduzido de forma eficiente e pacificamente, para que Gana mantenha a sua reputação como um defensor da democracia" na África.

Aceitando sua derrota, Maham lo ligou para o adversário para felicitá-lo.

Mahama foi derrotado por causa da desaceleração econômica causada pela queda dos preços das commodities (ouro, cacau, petróleo) e vários escândalos de corrupção, particularmente na justiça.

str-sf/ltl/aoc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos