Direita proclama vitória nas eleições legislativas na Macedônia

Skopje, 11 dez 2016 (AFP) - O partido conservador no poder na Macedônia, VMRO-DPMNE, proclamou sua vitória, neste domingo à noite (11), sobre a oposição social-democrata (SDSM) nas eleições legislativas realizadas hoje.

"Voltamos a ganhar. Esta noite, hoje, 11 de dezembro, o VMRO ganhou sua 10ª vitória consecutiva, 10-0", celebrou, na sede do partido, Vlatko Grojcev, do partido do ex-primeiro-ministro Nikola Gruevski, no poder desde 2006.

A oposição também anunciou a vitória eleitoral.

"Ainda esperamos os resultados completos, mas no momento em que eu lhes falo, a oposição tem uma cadeira a mais", declarou o líder do SDSM, Zoran Zaev, a centenas de simpatizantes, reunidos diante da sede do governo.

"A tendência só pode estar ao nosso favor", completou.

Os macedônios foram às urnas para votar em eleições organizadas após dois anos de crise política nesse país de dois milhões de habitantes, com uma maioria de eslavos ortodoxos e uma minoria de albaneses (entre 20% e 25% da população).

"Espero que essa agonia acabe. Que o vencedor traga calma", comentou Zoran Milevski, de 55, antes de votar.

As seções eleitorais fecharam as portas às 19h locais (16h, horário de Brasília). A participação parecia ser maior do que nas eleições anteriores: uma hora antes do fechamento, passava de 60%, contra 53% de 2014.

Os primeiros resultados devem começar a ser anunciados durante a noite.

jmi-rob/mat/ib/pg/prh/gm.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos