Social-democratas lideram legislativas na Romênia

Bucareste, 11 dez 2016 (AFP) - O Partido Social-Democrata (PSD) vence com folga as eleições legislativas romenas, neste domingo (11) - apontam pesquisas de boca de urna.

Depois de sofrer uma derrota significativa em novembro do ano passado, o PSD teria pelo menos 45% dos votos.

Os principais adversários do PSD - o Partido Nacional Liberal (PNL) e a União pela Salvação da Romênia (USR) - aparecem com 21% e 9%, respectivamente.

"A votação de hoje mostra uma opção clara dos romenos", comemorou o líder do PSD, Liviu Dragnea, para quem "não há dúvidas sobre quem ganhou".

O PSD se impõe depois de uma campanha, na qual prometeu aumentos de salário e da aposentadoria no país, onde um em cada quatro habitantes vive na pobreza.

"Os romenos votaram no crescimento econômico e em ter mais dinheiro no bolso, em conseguir empregos mais bem remunerados", completou Dragnea.

O PSD também deverá contar com o apoio do pequeno partido liberal Alde, o qual poderá chegar a 5% dos votos, mínimo para ingressar no Parlamento.

Desde novembro de 2015, após a renúncia de Victor Ponta, o país foi governado por um gabinete técnico chefiado pelo ex-comissário europeu para a Agricultura, Dacian Ciolos.

As 19.000 seções eleitorais - incluindo 417 no exterior - abriram as portas às 7h (3h, horário de Brasília) e encerraram suas atividades às 21h locais.

Ao todo, 18,8 milhões de eleitores eram esperados nas urnas para escolher 466 deputados e senadores, em uma votação proporcional de um único turno.

Membro da União Europeia desde 2007, a Romênia recuperou um crescimento robusto, após um período de breve recessão, mas continua sendo o segundo país mais pobre dos 28.

Cerca de 15% da população de 20 milhões de pessoas tiveram de emigrar em busca de sustento.

mr-phs/mb/es/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos