Português Antonio Guterres toma posse como próximo secretário-geral da ONU

Nações Unidas, Estados Unidos, 12 dez 2016 (AFP) - O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres foi oficialmente empossado nesta segunda-feira (12) como 9º secretário-geral das Nações Unidas em uma cerimônia na Assembleia Geral da ONU.

Em discurso após a posse, o ex-premiê declarou que fará reformas para melhorar o organismo internacional.

"A ONU deve estar preparada para mudar", disse ante a Assembleia Geral o português, que a partir de 1º de janeiro assumirá suas funções no lugar de Ban Ki-moon.

Diante dos múltiplos conflitos como a guerra na Síria, "fará falta mais mediação, arbitragem e diplomacia preventiva", disse o diplomata, afirmando que está "pronto para se envolver pessoalmente" se necessário.

Guterres afirmou que os capacetes azuis costumam ser encarregados de "manter uma paz que não existe" e recomendou uma "reforma global da estratégia e das operações da ONU" a favor da paz e da segurança.

Em seu discurso, alternando francês, inglês e espanhol, Guterres também aspirou a uma "melhor coordenação" entre as diversas instâncias na ONU a cargo do combate ao terrorismo.

A ONU deve "contar mais com as pessoas e menos com a burocracia", disse aos 193 representantes dos países-membro da ONU, que o ovacionaram e aplaudiram.

Para o ex-alto comissário da ONU para os refugiados, a organização multilateral deve ser mais "ágil e eficaz". Ele lamentou, por exemplo, que se requeiram pelo menos "nove meses para enviar alguém ao terreno".

Guterres também ressaltou a necessidade de uma "comunicação melhor" sobre o trabalho que este organismo multilateral faz, assim como um aumento da participação das mulheres e a promoção de jovens dentro da instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos