Ex-presidente português Mario Soares hospitalizado em 'estado crítico'

Lisboa, 13 dez 2016 (AFP) - O ex-presidente socialista português Mario Soares, de 92 anos, está em "estado crítico", após ser hospitalizado nesta terça-feira (13) pela manhã em Lisboa, anunciou o porta-voz do centro médico.

Mario Soares "foi internado ao amanhecer na unidade de tratamento intensivo do hospital da Cruz Vermelha em estado crítico", declarou à imprensa José Barata, acrescentando que "seu prognóstico é reservado".

"Nas últimas horas Mario Soares ficou sob vigilância médica intensa" e "não foi constatada nenhuma evolução de seu estado de saúde", afirmou.

Seu sobrinho Eduardo Barroso, um cirurgião de renome, havia indicado durante a tarde que Soares não estava consciente, o que foi confirmado pelo porta-voz.

"Deve-se ver como irá reagir um homem de 92 anos nesta situação", disse Barroso aos jornalistas na entrada do hospital. Recordou que seu tio já havia ficado "muito fragilizado" por uma encefalite em janeiro de 2013 e depois pela morte de sua esposa em julho de 2015.

De volta de sua viagem a Nova York, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa o visitou no hospital.

O ex-presidente socialista, que contribuiu para a queda da ditadura em 1974 e para a integração europeia de seu país, se manteve na cena política portuguesa durante mais de 40 anos.

Figura histórica de Portugal, foi o fundador do Partido Socialista Português (PSP), ministro das Relações Exteriores, duas vezes chefe de governo, presidente da República de 1986 a 1996 e eurodeputado.

Muito ativo até uma idade avançada, se opôs às medidas de austeridade impostas pelo ex-governo de centro-direita para equilibrar a economia do país, que esteve sob assistência econômica internacional entre 2011 e 2014.

Após a morte de sua esposa, Maria Barroso, em julho de 2015, foi se retirando aos poucos da vida pública. Visivelmente debilitado por problemas de saúde, foi homenageado em julho pelo atual governo socialista.

Sua última aparição pública ocorreu em setembro, durante uma homenagem a sua falecida esposa. Em 7 de dezembro completou 92 anos.

jor-bh/adm/cb/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos