Rússia deplora falta de cooperação dos EUA para libertar Palmira

Moscou, 13 dez 2016 (AFP) - A Rússia deplorou nesta segunda-feira a falta de cooperação dos Estados Unidos em seus esforços para libertar a cidade de Palmira do grupo jihadista Estado Islâmico.

"Lamentavelmente, ainda não neutralizamos por completo sua ofensiva", disse o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, ao se referir ao regresso dos jihadistas à cidade - patrimônio da humanidade - da qual haviam sido expulsos há oito meses.

"Também lamentamos a falta de ação coordenada e da real cooperação com os demais países, especialmente os Estados Unidos, o que nos teria permitido evitar estes ataques dos terroristas".

Peskov advertiu que estão chegando jihadistas à Síria a partir do Iraque, onde uma coalizão ocidental apoia os esforços das forças iraquianas para retomar Mossul do Estado Islâmico.

Segundo o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, a chegada de combatentes do EI fugindo de Mossul e a ofensiva em Palmira podem ser parte de um plano orquestrado para ajudar os rebeldes em Aleppo, a ponto de cair nas mãos das tropas do regime.

"Espero estar enganado, mas parece ser algo orquestrado para dar um alívio aos bandidos em Aleppo oriental", disse Lavrov.

O Pentágono reagiu afirmando que Moscou se descuidou da situação em Palmira para se concentrar na campanha em Aleppo.

"Parece que a Rússia está falhando em manter o terreno conquistado ao EI desde sua intervenção militar em nome do regime" de Assad, disse Adrian Rankine-Galloway, porta-voz do Pentágono. "Isto é uma demonstração adicional de que a Rússia deve mudar seu enfoque".

A Rússia realiza uma campanha de bombardeios na Síria desde setembro de 2015 para apoiar o regime do presidente Bachar Al-Assad.

ml-gtf/wat/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos