Chanceler venezuelana entra 'pela janela' em reunião do Mercosul

Buenos Aires, 14 dez 2016 (AFP) - A chanceler venezuelana Delcy Rodriguez disse nesta quarta-feira ter entrado "pela janela" na reunião do Mercosul em Buenos Aires, para a qual não foi convidada em razão da suspensão vigente contra o seu país, fato atribuído a uma "conspiração".

"Esses presidentes (do bloco) insistem que a Venezuela não deve participar. Bem, vamos entrar pela janela, porque viemos aqui para defender os direitos da Venezuela e defender e fazer valer os direitos do Mercosul", disse em uma breve coletiva de imprensa em frente ao Palácio San Martin, sede do ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Momentos depois, espalhou-se no Twitter uma foto da chanceler dentro do salão de reuniões do palácio, acompanhada por um aliado, o chanceler boliviano David Choquehuanca.

A Venezuela está temporariamente afastada do bloco. Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, os membros efetivos, argumentam que Caracas ainda não cumpriu com as exigências técnicas e econômicas da união aduaneira.

O pano de fundo do conflito é político. Há uma crise interna na Venezuela, onde a oposição tenta levar à justiça o presidente Nicolas Maduro.

Há também diferenças ideológicas que eclodiram quando na Argentina e no Brasil chegaram ao poder os governos conservadores de Mauricio Macri e Michel Temer, respectivamente.

"É uma conspiração. Eles alegam uma suposta violação da Venezuela, que não é verdade. Com boa fé a Venezuela incorporou 95% do acervo normativo do Mercosul às suas leis", argumentou Rodriguez.

A reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum em Buenos Aires foi convocada para debater a delicada situação regional criada pela crise interna na Venezuela e a iniciativa de avançar em um acordo comercial com a União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos