Mulher dá à luz graças a ovário congelado na infância

Londres, 14 dez 2016 (AFP) - Uma mulher de 24 anos, cujo ovário foi congelado quando tinha nove anos, deu à luz ao seu primeiro filho no Hospital Portland de Londres, anunciou nesta quarta-feira a Universidade de Leeds.

"É a primeira vez que o processo funciona com uma jovem pré-puberal", declarou a professora Helen Picton, que em 2001 havia congelado o tecido ovárico da jovem árabe Moaza Al-Matrooshi, quando tinha nove anos, em um comunicado da universidade.

"Em todo o mundo, mais de 60 bebês nasceram de mulheres que tiveram sua fertilidade devolvida, mas Moaza é o primeiro caso de congelamento pré-puberal e o primeiro de uma paciente tratada por talassemia", acrescentou a professora em uma entrevista à BBC.

A talassemia, uma doença do sangue relacionada à dificuldade de produção da hemoglobina, requer um tratamento com quimioterapia que pode prejudicar a fertilidade da paciente, explicou a universidade.

Assim, os médicos retiraram o seu ovário direito e o congelaram para preservar suas chances de ser mãe. Os tecidos desse ovário foram reimplantados em 2015, o que permitiu o nascimento de seu bebê, classificado como "milagre" durante uma entrevista para a BBC.

Matrooshi não poderia ter dado à luz sem esta intervenção, já que a quimioterapia adiantou sua menopausa para os 20 anos, afirmou a universidade.

"No início do transplante, seus níveis hormonais começaram a normalizar, ela começou a ovular e sua fertilidade foi restaurada", acrescentou a mesma fonte.

No ano passado, uma belga deu à luz a seu primeiro filho após ter feito a mesma intervenção quando tinha 13 anos. Mas, "diferentemente de Moaza, a jovem já havia entrado na puberdade quando o ovário foi extraído", indicou a universidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos