Guterres nomeia Maria Luiza Viotti para posto-chave na ONU

Nações Unidas, Estados Unidos, 15 dez 2016 (AFP) - O próximo secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, anunciou nesta quinta-feira a nomeação de três mulheres para postos-chave da instituição, entre elas a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, que chefiará seu gabinete.

O português Guterres designou ainda a ministra nigeriana do Meio Ambiente, Amina Mohamed, como vice-secretária-geral, e a sul-coreana Kyung-wha Kang, ex-responsável de operações humanitárias da ONU, para o cargo de conselheira política especial.

Desde que lançou sua candidatura para suceder Ban Ki-moon - a partir de janeiro de 2017 - Guterres estabeleceu como uma de suas prioridades o respeito à paridade entre homens e mulheres dentro da ONU.

A presença de mulheres nas altas esferas da organização atualmente não supera 25%.

Maria Luiza Ribeiro Viotti, 62 anos e que dedicou sua carreira à diplomacia, é encarregada da região Ásia-Pacífico na chancelaria brasileira. Foi embaixadora na Alemanha de 2013 a 2016 e representou o Brasil na ONU de 2007 a 2011.

Amina Mohamed, 55 anos, casada e mãe de seis filhos, substituirá o atual número dois das Nações Unidas, o sueco Jan Eliasson.

Kang, 61 anos, dirige atualmente a equipe de transição de Guterres. Foi vice-comissária para os Direitos Humanos na ONU entre 2007 e 2013, e depois se tornou a número dois do departamento de Operações Humanitárias.

Com estas nomeações, o novo secretário-geral das Nações Unidas quis homenagear "três mulheres muito qualificadas" que se destacaram nas áreas de "desenvolvimento, diplomacia, direitos humanos e ação humanitária".

Guterres, que foi primeiro-ministro de Portugal e dirigiu a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), prometeu seguir montando sua equipe "respeitando o compromisso com a paridade de sexo e a diversidade geográfica".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos