México: moradores detêm mãe de sequestrador e conseguem a libertação de vizinho

México, 15 dez 2016 (AFP) - Moradores de uma localidade do sul do México conseguiram convencer um grupo de sequestradores a libertar na quarta-feira um vizinho que havia sido capturado há alguns dias depois que decidiram deter a mãe do líder dos criminosos, que também foi liberada.

Antes das libertações, o jornal Milenio divulgou um vídeo em que uma mulher identificada como Maria Félix del Monte, mãe de Raybel Jacobo de Almonte, líder do grupo Los Tequileros, suplicava ao filho que libertasse Isauro de Paz Duque, um engenheiro que mora no município de San Miguel Totolapan.

De Paz foi libertado, com a mediação das autoridades. Ele havia sido sequestrado em 11 de dezembro pelo grupo Los Tequileros, que atua em San Miguel Totolapan, informou o governo do estado de Guerrero.

Depois que o engenheiro foi recebido por sua família, "esta e um grupo de cidadãos que os apoia entregaram à polícia a senhora María Félix Almonte Salgado, mãe do suposto líder dos sequestradores", afirma um comunicado divulgado pelo governo.

A mãe de Raybel Jacobo de Almonte e mais de 20 pessoas foram retidas por moradores de San Miguel Totolapan também no domingo passado, mas pelo menos seis foram liberadas antes da quarta-feira.

Os moradores anunciaram que haviam criado um grupo de "autodefesa".

No comunicado, o governo de Guerrero indica que 19 pessoas - acusadas de vínculos com os criminosos - permanecem retidas pelos moradores. A polícia espera a libertação de todas nas próximas horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos