Rússia e Otan se reúnem na próxima segunda

Bruxelas, 15 dez 2016 (AFP) - Rússia e Otan se reúnem na próxima segunda-feira (19), no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte, em Bruxelas - anunciou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, acrescentando que o encontro será dedicado à segurança europeia, especialmente a situação da Ucrânia.

A reunião, que acontece em um contexto de escalada de tensão entre Moscou e os países ocidentais, será realizado em nível de embaixadores, afirmou Stoltenberg, ao chegar à cúpula de dirigentes da União Europeia (UE), onde se abordará a questão da defesa da região.

Moscou confirmou a realização desse terceiro encontro do Conselho Otan-Rússia em 2016. De acordo com o embaixador russo na Aliança Atlântica, Alexander Grushko, citado pela agência de notícias Ria Novosti, a expectativa é de "discussões abertas sobre a segurança na Europa".

Desde a anexação, em março de 2014, por parte de Moscou, da então península ucraniana da Crimeia, os países da UE vizinhos da Rússia - como as nações bálticas e a Polônia - temem um cenário similar em seus países.

A aparente boa relação entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o russo, Vladimir Putin, tem contribuído para preocupar os sócios transatlânticos de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos