Carros franceses são os que emitem menos CO2 na UE; Ferrari é multada

Copenhaga, 16 dez 2016 (AFP) - A União Europeia disse nesta sexta-feira que as montadoras de automóveis de luxo Ferrari e Aston Martin serão multadas por exceder suas metas de emissão de carbono, enquanto os carros franceses lideram o caminho para a redução das emissões.

Os fabricantes franceses de automóveis Peugeot, Citroen e Renault ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugares em uma lista anual de grandes fabricantes de automóveis com as menores taxas de emissão de carbono, informou a Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA) em um relatório.

"Dois fabricantes, Aston Martin Lagonda e Ferrari, excederam seus objetivos específicos de emissão e, portanto, são obrigados a pagar prêmios pelo excesso de emissões", disse a agência.

Com base nos dados fornecidos pela agência, a Ferrari provavelmente pagará uma multa de cerca de 411.000 euros, enquanto a Aston Martin pagará cerca de 33.000 euros. O montante final será calculado pela Comissão Europeia.

Os automóveis da Peugeot emitiram em média 104 gramas de dióxido de carbono por quilômetro (g/km); os da Citroen e da Renault, 106 g/km. Abaixo das francesas, as montadoras com veículos menos poluentes foram as asiáticas Toyota (108 g/km), Hyundai (114 g/km) e Nissan (115 g/km).

Os cálculos não levam em conta a potência do motor e, portanto, beneficiam as marcas que vendem carros menores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos