Prossegue retirada de rebeldes e civis do leste de Aleppo

Beirute, 16 dez 2016 (AFP) - A retirada de milhares de rebeldes e civis da cidade de Aleppo, conquistada pelas tropas do governo, em direção a territórios controlados pelos insurgentes na Síria prosseguia nesta sexta-feira, indicou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Um total de 6.000 pessoas já saíram de Aleppo, incluindo 250 feridos, disse à AFP Ahmad al Dbis, chefe de uma unidade de médicos e voluntários que coordena a evacuação dos feridos.

A retirada "continuará pelo tempo que for necessário para que as pessoas que desejarem possam partir", declarou uma porta-voz do CICV, Ingy Sedky.

Durante toda a noite, ambulâncias e ônibus seguiram transferindo pessoas a partir dos bairros do leste de Aleppo, sob controle rebelde, para os setores rurais da província de Aleppo controlados pelos insurgentes.

No início da operação, os veículos se deslocavam em comboio mas, mais tarde, para acelerar o movimento começaram a circular de forma individual.

"Isso quer dizer que para nós é difícil saber exatamente quantas pessoas deixaram Aleppo até agora, mas haverá uma evacuação ao fim da operação", disse Sedky.

Além disso, alguns moradores decidiram sair de Aleppo em seus próprios veículos, disse à AFP Ahmad al Dbis.

"Muitas famílias chegam com seus pertences em caminhonetes" aos pontos de saída, disse Al Dbis.

"Depois dali vão aos campos de acolhida de deslocados ou à casa de amigos ou familiares", acrescentou Al Dbis.

Após um cerco de vários meses, o exército sírio, apoiado pela aviação russa, lançou no dia 15 de novembro uma grande ofensiva que após 30 dias lhe permitiu recuperar praticamente todos os bairros do leste de Aleppo que a rebelião controlava desde 2012.

O governo do presidente sírio Bashar al-Assad proclamará oficialmente a vitória total em Aleppo quando a operação de evacuação pactada com os rebeldes terminar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos