Putin diz que próxima etapa na Síria será cessar-fogo em todo o país

Tóquio, 16 dez 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira que a "próxima etapa" para a guerra na Síria será "um cessar-fogo no conjunto do território", enquanto a evacuação de milhares de civis e rebeldes da cidade de Aleppo avança.

"Negociamos ativamente com representantes da oposição armada, sobretudo graças à mediação da Turquia", afirmou Putin durante uma visita a Tóquio.

"Acordamos durante uma conversa telefônica com (o presidente turco Recep Tayyip) Erdogan propor às diferentes partes do conflito um novo lugar para as negociações de paz. Pode ser a capital do Cazaquistão, Astana", declarou o chefe de Estado russo, aliado do presidente sírio Bashar al-Assad.

Em Astana já foram realizadas reuniões entre representantes do regime de Damasco e da oposição tolerada pelo regime.

Putin fez estas declarações antes de uma reunião marcada para esta mesma sexta-feira no Conselho de Segurança da ONU para tentar obter a mobilização de observadores internacionais em Aleppo para vigiar a evacuação de civis e rebeldes.

Milhares de pessoas foram retiradas na quinta-feira de Aleppo, um mês depois de uma ofensiva devastadora do regime que se prepara a proclamar sua maior vitória da guerra com a reconquista total da segunda cidade da Síria.

O presidente Assad, que teve o apoio crucial de Rússia e Irã, afirmou que os sírios "escreviam a História" com a libertação da cidade, ainda em andamento.

A intervenção militar da Rússia em setembro de 2015 permitiu às tropas do regime, que na época se aproximavam de uma derrota, inverter a situação.

O conflito da Síria, muito complexo por envolver muitos beligerantes e seus apoios internacionais, deixou mais de 310.000 mortos desde março de 2011.

mp-anb/kap/at/ra/app/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos