Cinco franceses detidos em operação contra o ETA

Bayonne, França, 17 dez 2016 (AFP) - Cinco franceses foram detidos em Bayonne em uma operação conjunta da polícia da França e da Guarda Civil espanhola contra a organização separatista armada basca ETA.

Durante a ação, um arsenal foi apreendido, mas os detidos afirmaram que seu objetivo era destruir as armas.

A operação contra o ETA aconteceu na localidade de Louhossoa, região de Bayonne, sudoeste da França, perto da fronteira com a Espanha.

Todos os detidos são franceses e durante a operação os agentes apreenderam "armas, explosivos e municiones", informou o ministério do Interior francês.

Uma fonte próxima ao caso chegou a informar a detenção do advogado e ativista Michel Tubiana, ex-presidente da ONG francesa Liga dos Direitos Humanos.

Tubiana negou sua detenção, mas afirmou ao jornal Le Monde que pretendia estar no local da operação, já que mediava "um processo voluntário de desarmamento do ETA".

De acordo com outras fontes, os detidos são Jean-Noël Etcheverry, diretor do grupo ecologista Bizi!, uma organização basca cujo nome significa "Viver", Michel Berhocoirigoin, o ex-presidente da Câmara de Agricultura Alternativa do País Basco, Michel Bergougnan, membro de uma cooperativa vitícola, e a jornalista Béatrice Haran-Molle, dona da casa onde aconteceram as detenções.

Várias organizações nacionalistas denunciaram uma "operação policial em curso para impedir que a sociedade civil proceda a destruição de armas do ETA".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos